top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

Inventário de estoque como a Tecnologia RFID pode lhe ajudar?

Atualizado: 8 de abr. de 2023

A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) sem dúvidas é uma solução muito eficiente para a inventário de estoque, pois permite a identificação e rastreamento de produtos em tempo real de leitura e realizar inventário de estoque 30 vezes mais rápido.


Por meio do uso de etiquetas RFID as informações sobre o item são associadas ao chip no seu interior tais como: data de fabricação, lote, data de validade, entre outras informações relevantes para a gestão de estoque. Essas etiquetas são lidas por dispositivos de leitura que emitem ondas de rádio para capturar as informações das etiquetas e transmiti-las para um sistema onde os dados serão tratados e permitirá o gerenciamento de estoque.


Algumas das vantagens da utilização da tecnologia RFID para o inventário de estoque incluem:


Tecnologia RFID

  • Redução de erros no inventário de estoque: A RFID permite o monitoramento em tempo real do estoque, evitando erros de contagem e necessidade de recontagem e permitindo uma gestão mais acurada do inventário;

  • Maior eficiência na gestão de estoque: Com a tecnologia RFID, é possível monitorar a localização de cada item no estoque, o que ajuda a acelerar o processo de picking, reduzindo o tempo necessário para localizar e coletar produtos.

  • Melhor visibilidade da cadeia de suprimentos: A tecnologia RFID pode ajudar a rastrear os produtos desde a fabricação até a entrega ao cliente, o que entrega visibilidade ao gestor;

  • Redução de custos operacionais: A tecnologia RFID pode acelerar em ao menos 30x tempo gasto para realizar tarefas de gestão de estoque, reduzindo os custos com mão de obra e aumentando a produtividade;

  • Melhor gestão de FIFO: Já que com a tecnologia RFID, é possível monitorar a data de validade dos produtos, auxiliando na conferência deste dado no ato da separação, ajudando assim a reduzir o desperdício e os custos associados à perda de produtos perecíveis.

Em resumo, a tecnologia RFID é uma ferramenta valiosa para a gestão de estoque, permitindo uma gestão mais precisa e eficiente do inventário de estoque, além de melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos e reduzir os custos operacionais além de reduzir o tempo na realização do inventário de estoque.


Visibilidade de estoque por meio do uso da tecnologia RFID


A visibilidade é um elemento fundamental para a gestão de estoque eficiente. A falta de visibilidade pode levar a diversos problemas, como excesso de estoque, faltas de estoque, produtos obsoletos e perda de vendas. Por isso, a visibilidade é importante para tomar decisões mais precisas e oportunas sobre o estoque. Sendo um elemento fundamental para a gestão de estoque eficiente. Com a visibilidade, é possível monitorar a demanda, identificar problemas na cadeia de suprimentos, controlar a qualidade dos produtos, monitorar a performance do estoque e utilizar ferramentas tecnológicas para garantir a visibilidade do estoque.


 

Monitoramento da demanda

A correta visibilidade da demanda é importante para antecipar as necessidades dos clientes e garantir que o estoque esteja alinhado com a demanda do mercado. Com a visibilidade da demanda, é possível prever com maior precisão as necessidades de estoque, evitando os excessos e faltas de estoque, além de evitar perdas por vencimento ou obsolescência.

Identificar problemas na cadeia de suprimentos

A visibilidade da cadeia de suprimentos é importante para identificar possíveis gargalos e atrasos em diversos pontos do processo, que podem impactar no estoque. Com a visibilidade da cadeia de suprimentos, é possível tomar medidas preventivas e corretivas para minimizar os impactos negativos no estoque.

Controlar a qualidade dos produtos

A visibilidade da qualidade dos produtos é importante para garantir que os produtos estejam em boas condições de consumo. Com a visibilidade no processo da qualidade, é possível identificar o ponto exato onde o produto foi comprometido permitindo ação preventiva e corretiva.

Monitorar a performance do estoque

A visibilidade da performance do estoque é importante para avaliar o desempenho do estoque e tomar decisões estratégicas. Com a visibilidade da performance do estoque, é possível avaliar o nível de estoque conforme região, demanda e sazonalidade por meio de um inventário de estoque eficiente.


Utilizar ferramentas tecnológicas

As ferramentas tecnológicas, como o software de gestão de estoque, podem ajudar a garantir a visibilidade do estoque. Com o software, é possível monitorar o estoque em tempo real, identificar problemas e tomar decisões mais precisas e oportunas.


Que tal? gostou do post? Comente, compartilhe seu exemplo 😉


25 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page