top of page
  • Foto do escritorGlaucia Gomes

Ferramentaria inteligente RFID como ela pode aumentar a produtividade na indústria?

Atualizado: 8 de abr. de 2023

A gestão eficiente da ferramentaria é parte da gestão 4.0 nas indústrias modernas, já que a sistematização das práticas e processos é o pilar deste modelo de gestão inteligente.


A ferramentaria por sua vez, por ser uma área vital nas indústrias de transformação, vem demandando cada vez mais uma atenção especial, já que repor ferramentas extraviadas, fazer a procura de ferramentas perdidas ou mal arquivadas, paralisar uma etapa da produção por falta da ferramenta específica ou ainda comprar em excesso para manter disponibilidade, dentre outros, é desperdício de tempo e capital, o que implica em redução de produtividade como um todo.


Cenário atual:

A movimentação tradicional destes itens inclui a requisição de materiais, normalmente por meio de formulários impressos, cuja separação é manual, e sua conferência também. Dessa forma, muitas das vezes o setor demanda de um colaborador para se empenhar no processo de conferir, completar os formulários, assinar e arquivar a papelada.

Tudo isso ocupa um tempo precioso de produtividade, sem falar na falta de visibilidade dos itens e processos envolvidos.

As indústrias vêm investindo continuamente em software de produção industrial de última geração para aumentar a sua produtividade e gerirem todo o processo digitalmente, mas esbarram ao longo do processo com entraves como estes, que é a separação física, a disponibilização e controle das ferramentas por processos manuais, desprovidos de automação, o que toma tempo e é de baixo valor agregado. É nessa hora que a automatização deste processo vem completar e agregar inteligência ao processo.


Falta de visibilidade

Esse processo manual, além de ter seus dados descentralizados e gerar dificuldade no acesso às informações, é sem dúvida um problema recorrente. Sendo dessa forma, os processos resultam em ações mais demoradas e passíveis de falhas, gerando insatisfação e prejuízos.


A gestão da ferramentaria é a estratégia para um controle efetivo, que gera melhoria de produtividade, facilita a gestão de uso e a visualização de disponibilidade das ferramentas, garantindo assim agilidade na retirada e devolução das ferramentas e reduzindo significativamente o tempo em tarefas improdutivas, de modo a alcançar maior produtividade.


Mas o que seria uma Ferramentaria inteligente?

Uma ferramentaria inteligente é capaz de agregar automação ao processo de separação, conferência, e atribuir responsáveis em utilização ao kit separado, conferindo com a requisição realizada pelo software de produção industrial, checar a devolução e finalizar todo esse processo de forma automática e com dados registrados em uma base de dados local. Coordenando todo o processo de retirada e devolução das ferramentas, tudo isso de forma automatizada, sem a necessidade de esforço físico do colaborador.

Como isso é possível?

Cada ferramenta é identificada por um chip eletrônico e receberá uma identidade única e inequívoca, e durante todo o processo de movimentação ela é lida pelos sensores eletrônicos que coletaram estas informações que, posteriormente, serão analisadas, tratadas e checadas conforme o processo estabelecido. Além de tudo isso, será possível associar ao usuário a retirada e devolução das mesmas.

Adicionalmente, todos os dados coletados poderão ser analisados por uma inteligência artificial, permitindo ao gestor tomadas de decisões preditivas.

Que tal, gostou desta inovação, gostaria de saber mais sobre?

Nos envie um comentário 😉

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page